sexta-feira, 22 de maio de 2009

Quando os bons se omitem os maus assumem o poder!

Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós. E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano. (Jz.9:14,15)

Na parábola do Jotão, Deus nos alerta para uma situação:

"quando os bons se omitem, os maus tomam conta do poder."

Jotão era filho menor de Gideão. Este, também conhecido por Jerubaal, foi o valoroso juiz que venceu os midianitas com apenas 300 homens e durante 40 anos estabeleceu a paz em Israel.
Após a sua morte, os filhos de Israel voltaram a prostituir-se com a idolatria pagã. Neste tempo, um dos filhos de Gideão, chamado Abimeleque, se lenvantou contra a casa de seu pai e matou a todos os seus irmãos escapando apenas Jotão, o irmão menor.

A fábula conta a história de algumas árvores que queriam um rei; elas foram até algumas das árvores mais exuberantes, tais como a oliveira, a figueira e a videira, porém nenhuma delas aceitou o convite. Reinar significaria ter de deixar de produzir seus preciosos frutos, quais sejam, o azeite de oliva, o figo e o vinho. Como nenhuma das boas árvores aceitou ser rei, sobrou a oportunidade para o espinheiro.

O pastor Martin Luther King disse uma vez: O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons.

Com efeito, quando os bons se omitem, sobram espaços para que os maus "os espinheiros"mostrem suas atividades.
Os espinheiros são presunçosos e arrogantes. Nada têm a não ser espinhos que espinham, e contudo se exaltam, arrogantemente oferecendo o que não possuem. No caso da parábola, orgulhosamente convidou as súditas do seu reinado para se abrigarem à sua sombra. Uma verdadeira insensatez. Teria ele sombra para as frondosas arvores do Líbano? O que havia em suas ramificações que não espinhos que espetam e faz sangrar como na fronte de Jesus?
O mais perigoso e que as vezes não observamos é que na sombra dos espinheiros estão sempre os insetos, as serpentes e os escorpiões. Eles adoram a sombra dos “espinheiros”. As serpentes gostam de estar à sombra dos espinheiros porque têm características comuns. Ambos são maus, traiçoeiros e vingativos. Os ramos do espinheiro formam um emaranhado que protege as cobras e escorpiões daqueles que querem mata-los para limpar a floresta.

Líderes em todos os segmentos se preocupam com essa triste realidade. Pessoas honestas e com trabalho útil, de boa índole, de bom caráter, de vida consagrada tem se omitido, pois não querem pagar o preço de liderar.

Deus precisa de árvores que dêem bons frutos, com utilidade, com vida consagrada para a sua obra.

Se você é uma árvore que dá bons frutos é hora de responder ao chamado do Mestre.

Não se omita! Faça aquilo que melhor sabe fazer para Deus. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz comete pecado (Tg. 4:17).

É fácil murmurar contra a Igreja, contra os pastores e líderes. Difícil é estar lá, é deixar seu tempo livre, muitas vezes de lazer para se dedicar as coisas de Deus e da Igreja.

Se você não está contente, é hora de se sacrificar e usar todas as suas habilidades para o trabalho que você sabe fazer.

Tome o espaço que Deus tem reservado para você. Apresente-se para fazer aquilo que você saber fazer melhor que ninguém.

Quando todos estivermos unidos, fazendo cada um o melhor de si para Deus, certamente não haverá espaços para que os maus assumam os lugares importantes na Igreja e na sociedade.



Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

COMENTE, FAÇA UM BLOGUEIRO FELIZ!

Seguidores

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO