DÍZIMOS E OFERTAS
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. (Ml.3:10)
O Dízimo foi instituído por Deus a Seus amados. As primeiras citações referem-se ao período patriarcal, a Palavra mostra-nos Abrão (“E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.” Gn 14.20) e Jacó (“e, de tudo quanto me conceder certamente eu te darei o dízimo.” Gn 28.22) como observadores desta prática. Posteriormente, com a Eleição de Israel como povo de Deus, tornou-se um mandamento. O dízimo era uma prática comum antes da Lei, durante a Lei e mandamento aos que vivem após a Lei.
O Novo Testamento deixa claro que o Senhor Jesus reconhecia o dízimo como um mandamento válido aos Israelitas, inclusive, era judeu e nascido sob a Lei ("Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei," Gl 4.4), com a missão de cumpri-la ("Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra." Mt 5.17,18).
Dízimo... Oque significa?
Literalmente, a palavra dízimo é uma derivação do termo hebraico asar e significa dez ou
décima parte. Mas, este termo quando é analisado pela raiz, quer dizer acumular, crescer, enriquecer. Isso significa dizer, de acordo com essa raiz, que, quando entregamos a Deus a décima parte do que recebemos mensalmente ou dos lucros de um
negócio ou empresa, estamos, ao contrário do que se pensa, sendo agraciados com as bênçãos de Deus, recebendo prosperidade financeira, crescendo, acumulando bens e enriquecendo.
Deus promete também repreender, através do dízimo, o demônio característico da miséria: o espírito devorador. Esse demônio tem sido o grande vilão na vida de inúmeras pessoas na face da Terra. Não há um país que esteja livre dele. Até as nações consideradas de Primeiro Mundo estão cheias de mendigos e pessoas que vivem na mais terrível miséria, pois, sua área de atuação é a vida financeira, causando prejuízos, desempregos, dívidas, falências, estragos nos bens e males diversos que necessitam grande dispêndio de dinheiro:
“Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos"
Malaquias 3.11
O DÍZIMO NA BÍBLIA
a) Abraão dizimou:
“E de tudo lhe deu Abrão o dízimo." Gn 14.20
Abraão ao regressar da vitória sobre os reis inimigos, deu a Melquisedeque, sacerdote de Deus e rei de Salém, o dízimo de tudo que possuía e despojos da vitória.
b) Jacó movido a dar o dízimo:
“... de tudo quanto me conceder certamente eu te darei o dízimo." Gn 28.22.
c) Na Lei Mosaica.
“A décima parte das colheitas, tanto dos cereais como das frutas, pertence a Deus, o SENHOR, e será dada a ele." Lv 27.30 e
“Certamente, darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo." Dt 14.22.
O objetivo do dízimo
A finalidade do dízimo é o mantimento da Casa de Deus e na Bíblia não existe nenhuma regra especial, a não ser entregá-lo na Casa de Deus. Mas, por uma questão de consciência, o cristão deve dar o dízimo na igreja onde congrega, onde participa da Santa Ceia e onde se alimenta da Palavra de Deus.
O dízimo deve ser entregue no altar da igreja,
conforme dizem as Escrituras Sagradas, para provimento das condições necessárias para a realização do culto a Deus. Com o dízimo, a igreja pode estabelecer os projetos de evangelização, pagar as despesas com água, luz, telefone, funcionários e manutenção dos pastores e abertura de novos templos.
OFERTAS
Há diferença entre dízimos e ofertas.
O dízimo é a décima parte de tudo o que recebemos, a fração instituída pelo Senhor Deus para que haja mantimento em Sua casa.
A oferta é tudo aquilo que um coração que ama e serve a Deus dá com alegria, como prova de amor.
Toda a oferta que se oferece a Deus revela o que está no coração do ofertante e mostra o seu relacionamento com Ele. Através da oferta a Deus, a pessoa transmite amor, carinho, dedicação e consideração.Sempre que ofertamos, façamos conforma Deus tocou em nosso coração; nunca com tristeza ou necessidade, mas com alegria.
“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” (IICo.9:7)
“Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR. Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo.” (Sl. 116:12-14).
Oferta também significa dádiva ou presente, e em alguns casos do passado distante, oferta também significava holocausto ou até sacrifício.
As Igrejas cristãs constituídas vivem das ofertas e dos dízimos doados pelos fiéis que pertencem às comunidades. As ofertas especiais são muito importantes e é com elas que as igrejas conseguem ampliar e até construir seus templos. As ofertas são uma necessidade para as igrejas cristãs.
Ofertar depende da fé e do amor que eu tenho em Deus e não das minhas condições econômicas.
Não é uma questão administrativa. Não é uma invenção do homem, ou da igreja.
Começou antes de existir tudo isso – com Abel. É maneira de adorar, honrar, glorificar a Deus.
Deus ama a quem oferta com alegria.
Ofertar com alegria é fazê-lo de coração, de boa vontade, sentir prazer.
Não por necessidade, porque precisa, mas porque quer;
Não por obrigação, mas por uma decisão pessoal;
Não para pagar por algo, mas em reconhecimento e gratidão por aquilo que Deus é para mim;
Não para receber de volta, mas porque Deus já deu tudo;
Não para ajudar a merecer o perdão, a paz e a salvação, mas como resposta, como serviço ao Senhor que já deu tudo isso.
A oferta é uma oportunidade rara que temos para demonstrar a Deus a generosidade do nosso coração. Mc. 12.44.
Generosidade não se conquista por nossos méritos; generosidade, não se aprende fazendo um curso, um intensivo seja de um mês ou um ano; Você nunca ouviu falar e nem ler, “Inscrições abertas para curso de generosidade”; e nunca verá mesmo, não é este o caminho; generosidade, não é algo que recebemos por herança de nossos pais; Generosidade, não é algo que se conquista com o tempo; Generosidade é o termômetro do nosso coração; é o que caracteriza quem sou.
O homem mais próspero que o mundo conheceu, afirmou “A alma generosa prosperará, Pv. 11. 24-25.”
Generosidade não se conquista com um curso de 72 horas, muito menos através de uma mentalização acirrada de que vou ser generoso, e de tanto pensar e falar, a generosidade chegará como em um estalar de dedos. O maior homem que pisou na terra, que dividiu a história Antes e Depois, que conta hoje com mais de 2 bilhões de seguidores, afirmou, “Daí e ser vos a dado”, Lc.6.38.
Se você almeja ser abençoado por Deus, aprenda a dar com generosidade; Tente aplicar em sua vida, as lindas palavras do Dr.Mike Murdock:
“semeei sempre uma semente fora do comum, e espere colher uma colheita fora do comum”.
Portanto, aprenda dar para Deus de coração o que você nunca deu, e esteja convicto de que ao seu tempo, receberá de Deus o que você nunca recebeu.
1 Comentário:
Mto interessante o estudo, bases bíblicas e coerência. Gostei e indico
Postar um comentário