Vacinação contra a Influenza A (H1N1)
As pessoas continuam sendo vitimadas pela nova gripe, Influenza A (H1N1), no Brasil. Nesta quinta-feira (8), foi confirmada a morte de uma gestante, de 26 anos, vítima da doença, que estava internada no Hospital Universitário, em Maceió, Alagoas, vindo a falecer na quarta-feira (7). Para reforçar e mobilizar os jovens, o Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais de Saúde, promove neste sábado, 10 de abril, o “Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1”.
Todos os 36 mil postos de vacinação do País deverão estar abertos, em horários a serem informados pelos estados e municípios, que também vão definir a necessidade de postos volantes para aplicação das doses. Devem ser vacinados doentes crônicos com menos de 60 anos, grávidas em qualquer período de gestação, crianças de seis meses a menores de dois anos e adultos de 20 a 29 anos. A vacinação grupo de grávidas, crianças e doentes crônicos, que tinha previsão para terminar dia 22 de março, foi prorrogada até 23 de abril.
O Ministério da Saúde já divulgou que participaram até agora da campanha, a maior já realizada no País, 8,6 milhões de pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo de jovens entre 20 e 29 anos apresentou o maior percentual de casos de doenças respiratórias graves provocadas pelo vírus Influenza H1N1 no ano passado: 24% do total de 44.544 casos em todo o país. Além disso, concentra 20% das mortes ocorridas no ano de 2009, de um total de 2.051.
No início da campanha, em março, o ministro de Saúde, José Gomes Temporão, declarou que metade da população deve receber a vacina. "Praticamente todas as pessoas terão um integrante de sua família sendo vacinado."
As autoridades de saúde municipais e estaduais são responsáveis por definir os locais e horários de vacinação e também por fazer as doses de vacina chegarem até as populações de locais mais afastados. A meta do governo é imunizar 91 milhões de pessoas.
Confira o calendário de vacinação:
Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos - 22 de março a 2 de abril (prorrogada até o dia 23 de abril)
Jovens de 20 a 29 anos - 5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a 7 de maio
Adultos de 30 a 39 anos - 10 de maio a 21 de maio
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário