sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carnaval...


Existem países cuja imagem está associada ao desenvolvimento da ciência, como os Estados Unidos;Outros lembram a pesquisa tecnológicas,como o avançado Japão;e outros ainda,a tradição cultural,como a França.Os bons exemplos de países relacionados a valores,que só engrandecem a humanidade e o avanço na qualidade de vida dos povos,são muitos.


Infelizmente,os exemplos negativos,dependendo do ponto de vista,
também são variados.O Paraguai por exemplo,é associado à liberdade econômica direcionada a baderna,onde tudo pode ser feito,inclusive,falsificar produtos de marcas de renome internacional.


E o Brasil?
Tem a imagem associada a que valores?

O que representa o perfil do país la fora?



Lamentavelmente,é conhecido como "o país do futebol"ou o "o país do carnaval". É assim,principalmente,que o Brasil é "vendido"no exterior como produto turístico.

E como apelo de venda,também são apresentados filmes de
propaganda com mulheres semi despidas exibindo todo o seu erotismo. E mais lamentável ainda,a maior parte de toda a propaganda é feita pelos órgãos governamentais que,logicamente,se utilizam de dinheiro publico.

Para os brasileiros,que são os principais personagens desse carnaval,
oque ocorre é uma apologia à carne,à fantasia,à distancia momentânea da cruel realidade do país.É a própria fuga das dificuldades do dia a dia para um mundo ilusório,fantasioso,que só tem feito aumentar a violência que impera assustadoramente nas grandes cidades,fazendo milhares de vítimas,seja por embriagues,consumo de drogas ou acidentes de transito.


Com certeza,o carnaval proporciona boa receita sazonal para milhares de pessoas carentes,que nesta época do ano aumentam sua renda familiar através de mão de obra nas escolas de samba.Mas até aí neste quesito, percebe-se que a solução é ilusória e passageira.É o engôdo lúdico, astucioso,que apenas mascara a situação de penúria em que vive grande parte das pessoas envolvidas na mundana "festa da carne" .


Chegada a sinistra "Quarta-Feira de Cinzas",restará apenas o saldo negativo da festa da idolatria(aos mortos,às imagens e à imundícia).


A palavra carnaval é derivada de "carne vale",uma expressão latina que
significa "adeus carne",devido à obrigação da abstinência da carne durante um determinado período religioso.Tem sido utilizada para nomear a festa que acontece antes da Quaresma(período de 40 dias até o domingo de Ramos).No entanto,apesar da ligação com o calendário litúrgico católico,o carnaval sempre foi considerado profano,antecedendo o jejum anterior à Páscoa.No Brasil,correntes de historiadores acreditam que o carnaval tenha chegado através dos portugueses,no século XVII,com o nome de "entrudo".


Mas,independentemente dos possíveis argumentos a favor do carnaval-como o de que é uma festa que movimenta mais de R$500,600 sei lá,700 milhões além de criar trabalho para milhares de pessoas-,há que se lembrar toda a sorte liberalidade e violência que a festa da carne,que é enganadora, propicia,além de afastar os homens dos princípios básicos de Deus,conforme está determinado em 2João 1:7..."Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anti cristo".


Pr.Erinaldo Rocha

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

COMENTE, FAÇA UM BLOGUEIRO FELIZ!

Seguidores

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO