sábado, 2 de novembro de 2013

DIA DE FINADOS "É CORRETO IR AO CEMITÉRIO VISITAR OS MORTOS?"






A prática de orar pelos defuntos iniciou-se por volta do 5º século (d.c), quando a igreja passou a dedicar um dia especifico do ano para rezar pelos seus mortos. No entanto, o culto de finados somente seria instituído na França, no século X, através de um abade beneditino de nome Cluny. Um século depois, os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigaram aos fiéis a dedicarem um dia inteiro aos mortos. Já no século XIII o dia de rezar pelos finados finalmente começou a ser celebrado em 2 de novembro. Essa data foi definida por ser um dia depois da comemoração da Festa de Todos os Santos, onde se celebrava a morte de todos que faleceram em estado de graça e que por algum motivo não foram canonizados.
Caro leitor, a Bíblia é absolutamente clara ao afirmar que após a morte só nos resta o juízo. Ensina também, que o fato de toda e qualquer decisão por Cristo só pode ser tomada em vida, o que, por conseguinte, nos leva a entender de que não existe fundamento teológico para interceder a favor dos mortos.
O Dia de Finados ou Dia do Mortos, é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro, em Portugal é chamado de o Dia dos Fiéis Defuntos. É celebrada em muitos países, sendo que no México é uma atração turística, pois é uma comemoração completamente diferente da tradicional.


É CORRETO IR AO CEMITÉRIO VISITAR OS MORTOS?


COMO DEVE TER SIDO O DIA DE FINADOS DE ISRAEL (POVO DE DEUS)
EM RELAÇÃO MOISÉS?

Deuteronômio 34.5-6 - fala desse jeito: "Assim Moisés, servo do Senhor, morreu
ali, na terra dos moabitas, como o Senhor tinha dito. Deus mesmo enterrou o corpo
de Moisés num vale que fica perto de Bete-Peor, nas terras de Moabe. Mas ninguém sabe o ponto exato em que está a sepultura dele". (Bíblia Viva).

Desde o primeiro século, os cristãos "rezam" pelos falecidos e costumam visitar seus túmulos. No quarto século, encontra-se à memória dos mortos na celebração cristã romana.


Desde o quinto século, a igreja escolheu um dia, por ano, para "rezar" pelos mortos. A partir do décimo primeiro século, os papas Silvestre II (1009) e Leão IX (1015), convocaram a comunidade a dedicar um dia, por ano, aos mortos. Como fica isso à luz da Bíblia, à luz da Palavra de Deus? No texto de Dt. 34.5-6, está claro que quem sepultou Moisés foi o próprio Senhor Deus e não divulgou este lugar pra ninguém. O Senhor sabia da inclinação do povo em cultuar e adorar de formas erradas. Dessa maneira, a Bíblia, que é a Palavra de Deus, condena e não dar respaldo a quem contempla e cultua aos que já morreram.

Toda comunicação com quem já morreu é demoníaca; uma vez que satanás se passa por um espírito familiar e engana a todos ao seu redor - leia 1 Sm. 28.11-14, e entenda que até a própria feiticeira de En-dor ficou aterrorizada no episódio envolvendo Saul e Samuel. Visitar cemitérios e pedir algo pelos mortos é uma prática pagã romana e a Bíblia afirma que o povo só é destruído por falta de conhecimento - Oseias 4.6, leia. Deus já sabendo dessa inclinação errada do povo, não permitiu que ninguém soubesse onde está o túmulo de Moisés pra ele(Moisés) não ser cultuado erradamente.
Segundo a interpretação protestante, a Bíblia nos diz que a salvação de uma pessoa depende única e exclusivamente da sua fé na graça salvadora que há em Cristo Jesus e que esta fé seja declarada durante sua vida na terra (Hebreus 7.24-27; Atos 4.12; 1 João 1.7-10) e que, após sua morte, a pessoa passa diretamente pelo juízo (Hebreus 9.27) e que vivos e mortos não podem comunicar-se de maneira alguma (Lucas 16.10-31).
A religião protestante não reconhece o feriado de Finados como uma celebração, pois alegam que a data não está presente na Bíblia, consequentemente eles não têm motivos para comemorar.
Ora, do ponto de vista bíblico é inaceitável acreditar que os mortos estejam no purgatório ou no limbo aguardando uma segunda oportunidade para a salvação. Em hipótese alguma nós como cristãos devemos celebrar ou participar de culto aos mortos, antes pelo contrário, fomos e somos chamados a anunciar aos vivos a vida que somente podemos experimentar em Cristo Jesus.
Graça e Paz e leia mais a BÍBLIA.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

COMENTE, FAÇA UM BLOGUEIRO FELIZ!

Seguidores

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO